Caracterização de áreas para formação de povoamentos florestais Sementes florestais Produção de mudas Planejamento e implantação de povoamentos florestais Tratos culturais e silviculturais Mensuração florestal Escolha de material genético.
Neste curso, o leitor entenderá como a silvicultura vem se destacando no cenário brasileiro nos últimos anos. Estudos recentes indicam que as atividades silviculturais são responsáveis por 5% do Produto Interno Bruto do país, gerando milhões de empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento regional e melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas. Ela também ajuda diretamente a manter as florestas nativas conservadas, mas também de forma indireta, por meio da realização de plantio de espécies nativas e exóticas, que é capaz fornecer produtos derivados da floresta e reduz a pressão das florestas nativas.
Produtos oriundos de florestas são utilizados pela a humanidade a milhares de anos e o consumo aumenta a cada dia. Para atender esta demanda crescente e aproveitando o perfil florestal do país, surgiu no Brasil um setor florestal forte e atuante, que abriga empresas de diversas áreas da economia, como o de celulose, de siderurgia, de moveis, serraria, tratamento de madeira, borracha, laminados, compensados, energia, etc. Atualmente, parte desse setor é referência no mundo inteiro, graças as atividades silviculturais que foram desenvolvidas nas empresas, universidades e institutos de pesquisas.
Este cursos tem como objetivo apresentar de forma clara e objetiva a silvicultura para os estudantes, de forma que eles saibam classificar as características do solo, a temperatura e umidade relevantes para cada tipo de plantio e conhecer a legislação relacionada a implementação de plantios florestais no Brasil, de maneira que o aluno saiba identificar o que é estabelecido na proteção da vegetação, áreas de preservação permanente e reservas legais.
Ementa
Caracterização de áreas para formação de povoamentos florestais Sementes florestais Produção de mudas Planejamento e implantação de povoamentos florestais Tratos culturais e silviculturais Mensuração florestal Escolha de material genético.
Público Alvo
Este curso é destinado a estudantes de cursos técnicos e superiores em Agropecuária, Ciências do Meio Ambiente; Agricultura, Agroecologia, Florestas, Fruticultura e Zootecnia e a todos os empreendedores rurais que necessitam aprimorar seus conhecimentos sobre manejo e conservação sustentável de solos.
Aula Grátis
Faça uma
aula gratuita e conheça nossa metodologia de ensino.